Volta a Portugal Feminina: pela promoção do desporto feminino e da mobilidade saudável e sustentável

Uma centena de ciclistas, de 17 equipas, sete delas estrangeiras, irão formar o pelotão da segunda edição da Volta a Portugal Feminina, prova estará na estrada entre os dias 16 e 19 de junho e que passará por Leiria, Cidade Europeia do Desporto.

A cerimónia de apresentação decorreu esta quinta-feira, dia 2 de junho, em Loures, localidade onde arrancará a prova.

Confiante que será um grande espetáculo, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira (na foto), crê que o evento dará resposta a duas das principais preocupações atuais.

Por um lado, ajuda a promover o desporto e sobretudo o desporto feminino, e não foi há muito tempo que as provas nacionais tinham, não raras vezes, não mais do que uma ciclista.

Por outro, disputa-se com um meio de transporte cada vez mais em voga, por ser saudável, mas também por ser ambientalmente sustentável e que pode dar resposta às questões da mobilidade urbana.

Uma problemática a que o Município de Leiria também está atento, daí ter lançado o programa LeiriaBike, que colocou 120 bicicletas nas escolas do concelho.

Quatro dias de prova

Na Volta a Portugal Feminina, as corredoras terão pela frente um total de 273,4 quilómetros, que serão percorridos ao longo de quatro dias.

“Esta é uma corrida apaixonante, que fazemos com uma alegria imensa. O ciclismo feminino está com uma renovação extraordinária e as nossas equipas sonham com esta corrida”, sublinhou Delmino Pereira.

A prova terá início com um prólogo de 2,9 quilómetros, em Loures, no dia 16 de junho.

Já a primeira etapa em linha, no dia 17, vai partir de Vila Franca de Xira com destino a Torres Vedras, somando 87,6 quilómetros.

A segunda etapa em linha, no sábado, 18 de junho sairá de Monte Redondo, concelho de Leiria, com as atletas a terem de percorrer um total de 78,1 quilómetros até Ourém.

O concelho de Leiria vai então acolher a partida da segunda etapa, no dia 18 de junho, que percorre 78,1 quilómetros na região até Ourém, onde estará instalada a meta.

A partida simbólica será na Rua Fonte Cova, em Monte Redondo, às 12:45 horas, sendo que a partida real será no Coimbrão, pelas 13 horas.

O pelotão seguirá pela Praia do Pedrógão, rumando a Vieira de Leiria, pela Estrada Atlântica, e depois à Marinha Grande, pela EN 242-1.

O traçado reentra no concelho de Leiria rumo à Maceira, onde estará instalada uma Meta Volante (EN 356). O pelotão deverá passar pelo local às 14 horas.

Batalha, Alto do Reguengo (onde está instalado um prémio da montanha de segunda categoria), Vale de Ourém e Fátima são os locais por onde as ciclistas passarão até à meta, instalada na Praça do Município, em Ourém.

Na terceira e última etapa, no dia 19 de junho, as corredoras vão partir de Aveiro, esperando-lhes 104,7 quilómetros até Anadia.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário