Os melhores lançadores da Europa nas “melhores instalações” do País

Em ano de Cidade Europeia do Desporto, são três centenas de lançadores do melhor que existe que visitam Leiria, com campeões olímpicos, mundiais e europeu a prestigiar a prova que se realiza este fim-de-semana.

A Taça da Europa de Lançamentos está pela quarta vez (2014, 2015 e 2018)vde regresso ao concelho, com 29 países representados, inclusive uma comitiva de seis ucranianos.

A organização, que tem sido de sucesso ao longo dos anos, espera mais uma jornada memorável, já que os atletas têm, ao longo dos anos, mostrado carinho pela cidade e pelo evento organizado pela Juventude Vidigalense e pela European Athletics e que vai permanecer por cá até 2024.

Até porque têm sempre grandes hipóteses de sair com um grande resultado.

“Leiria tem as melhores condições para a prática do atletismo, sem dúvida nenhuma”, salientou presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Nestas declarações, proferidas na sessão de apresentação do evento, que decorreu esta sexta-feira, Jorge Vieira aludia não só ao Estádio Municipal, mas também ao Centro Nacional de Lançamentos.

Um cumprimento que o vereador do Desporto do Município de Leiria agradeceu.

Carlos Palheira disse ser um “enorme orgulho ter de volta” o evento para assim “potenciar o território” e em particular as “instalações de excelência” existentes.

Está na hora de entrar no círculo de lançamentos. Paulo Reis, técnico nacional de lançamentos, não escondeu o orgulho de receber na sua cidade a nata do setor.

“Leiria já é reconhecida lá fora por esta organização”, explicou. Por outro lado, não negou a vontade da comitiva lusa conseguir “medalhas, vitórias e recordes pessoais”.

Auriol Dongmo, treinada por Paulo Reis, será a principal candidata a vencer o ouro no lançamento do peso, prova que se realiza às 16:30 horas de sábado.

No ano passado foi campeã europeia de pista coberta e ficou a cinco centímetros do pódio olímpico. Este ano já bateu o recorde nacional (19,90 metros) e lidera o ranking mundial do ano, mas não sente pressão adicional por causa disso.

“O importante é a competição e é nisso que penso, não no facto de ser líder do ranking. A preparação foi feira, agora é lançar o mais longe possível”, explicou a atleta radicada em Leiria, “feliz” por competir em casa e perto do seu público.

De Leiria é também Irina Rodrigues, embaixadora da Cidade Europeia do Desporto, que no ano passado, em Split, foi segunda classificada neste evento, a apenas um centímetro da vencedora, a também portuguesa Liliana Cá.

Com oito medalhas conquistadas nesta prova, não esconde que é um evento especial. Deseja, por isso, voltar a conseguir um bom resultado. “Vou estar na minha melhor forma deste Inverno. Seria maravilhoso repetir o pódio de Split, mas se fosse eu a ganhar ainda ficava mais contente.” A prova é às 14:50 horas de domingo.

Calendário das provas aqui.

Siga a prova em direto, a partir das 10:30 de sábado, aqui.

Foto: Ricardo Graça

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário