Leiria recebe primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas

Serão nove, as seleções nacionais que vão participar na primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas na variante de seis jogadores, que vai decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro, em Leiria.

Trata-se de uma competição “histórica”, pois marca o arranque do “processo que visa tornar esta modalidade paralímpica”, explicou Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), na sessão de apresentação do evento, que decorreu esta tarde, no edifício da Câmara Municipal de Leiria (CML).

Disputada obrigatoriamente por equipas mistas, a prova junta as representações de Croácia, Espanha, Hungria, Países Baixos, Noruega, Roménia, Índia, Paquistão e Portugal, e vai realizar-se nos pavilhões municipais dos Pousos e do Lis, num total de 25 jogos e 200 pessoas envolvidas.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, salientou “a enorme logística” necessária para acolher uma organização destas acarreta, “uma das mais importantes” que ocorre com o respaldo da Cidade Europeia do Desporto.

“É um evento que se insere na nossa filosofia. O desporto deve ser uma escola de valores e deve estar ao alcance de todos: do mais jovem ao mais idoso, do homem e da mulher, do pobre e do rico, dentro de portas e fora de portas, e, neste caso em particular, da pessoa com deficiência.”

Gonçalo Lopes não escondeu a vontade de ver a seleção nacional “conquistar o título máximo”, sendo acompanhado nesse desejo pelo selecionador nacional de andebol em cadeira de rodas, Danilo Ferreira.

“Portugal tem estado em todas as finais e também queremos estar nesta. Podemos prometer que vamos lutar desde o primeiro ao último segundo por consegui-lo. Se estivermos ao nosso melhor nível, acredito que vamos conseguir, porque somos uma seleção de vanguarda.”

Sem querer avançar nomes, até porque a convocatória ainda não é pública, Danilo Ferreira garantiu que haverá leirienses na lista final. De referir que João Jerónimo, atleta da APD Leiria, é o melhor marcador da história da Taça da Europa, competição antecessora desta prova.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário