Fina flor dos treinadores partilha sapiência em Leiria

Desde o primeiro dia em que a candidatura a Cidade Europeia do Desporto foi cogitada que a formação de técnicos é considerada como pilar estrutural do projeto.

Não é, pois, de estranhar que Leiria esteja a acolher, estas segunda e terça-feiras, o Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Presentes nesta edição estão muitos nomes incontornáveis do treino desportivo em Portugal, como Sérgio Conceição, Rui Vitória ou Nuno Dias.

Esta manhã, na cerimónia de abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, enfatizou a “satisfação” por receber num Teatro José Lúcio da Silva de lotação esgotada, a “excelência” dos treinadores portugueses.

O que interessa não é o que percebo de futebol, é o que passo aos atletas – Jorge Braz

Uma classe que, entende, “dá cartas” a nível internacional e que é “fator determinante” para que os nossos jovens, integrados na “escola de valores” que é o movimento associativo, cresçam num ambiente de “resiliência e espírito de grupo”.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, enfatizou o facto de Leiria estar, por estes dias, a viver os momentos de consagração decorrentes de ser Cidade Europeia do Desporto.

Salientou, pois, a importância que este evento tem para a “partilha de conhecimentos” e a formação contínua dos técnicos, tão importantes enquanto “exemplos, modelos e referências” para os mais novos.

Para José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, os treinadores são uma “trave mestra da otimização do rendimento desportivo”. A expressão internacional da classe deve-se à “capacidade, talento e entrega” com que enfrenta os desafios diários.

“Quando melhor for a qualidade da formação dos nossos treinadores, melhor será a qualidade das prestações”, sublinhou.

O presidente da ANTF, José Pereira, valorizou o “confronto de ideias entre o que se faz e o que se deve fazer” para a melhoria do futebol praticado.

Por isso, entende Pedro Proença, responsável máximo da Liga Portugal, “investir na capacitação” é fundamental para o desenvolvimento da modalidade.

Já Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, reforçou a “paixão” enquanto qualidade indispensável para uma carreira na área.

“Acreditar naquilo que fazemos”

Quatro vezes eleito melhor treinador do Mundo de futsal, Jorge Braz considerou ser fundamental “acreditar” em tudo o que se faz para se poder atingir a vitória e, mais importante, convencer os jogadores a acompanhá-lo.

No entanto, o treinador da seleção nacional, com dois títulos europeus e um mundial no currículo, fez questão de colocar em perspetiva a real importância do desporto de alta competição. “Nenhuma situação de jogo é catastrófica. Nenhuma derrota é uma desgraça”, sublinhou.

Para Jorge Braz, o importante é poder oferecer aos mais novos corpos técnicos que saibam relacionar o treino com o jogo. Também que sejam bons líderes. “O que interessa não é o que percebo de futebol, é o que passo aos atletas.”

Comentários

  • José Carreira
    22 Março, 2022 @ at 11:18

    Bom dia a todos, deixei passar este evento por falta da minha parte a respetiva atenção,
    No entanto acho um bom caminho no desporto por Leiria, era um prazer comprimentar os convidados nomeadamente Sérgio Conceição, deixo minha mensagem parabéns pela iniciativa, ao Senhor Vereador do desporto muita coragem dedicação pela causa desportiva em Leiria, vamos vencer Leiria vai ficar na história do desporto europeu, estou grato pelo esforço feito por todos, clubes, dirigentes, atletas, organização
    Abraço desportivo, Carreira Juiz Nacional de Atletismo,

Adicione um Comentário