Da guerra para Leiria: seis ucranianos competem na Taça da Europa de Lançamentos

Seis atletas ucranianos foram integrados na lista de inscritos para a Taça Europeia de Lançamentos, que se realiza em Leiria, nos dias 12 e 13 de março.

Tanto a Associação Europeia de Atletismo como o Comité Organizador Local (LOC) estão “muito satisfeitos” por poderem receber uma comitiva ucraniana, o que foi ameaçado pela invasão russa à Ucrânia.

“É uma vitória. Para nós é uma grande felicidade podermos ter a Ucrânia” na Taça da Europa de Lançamentos, diz Tânia Vieira, presidente da Juventude Vidigalense e do LOC.

As quatro atletas femininas estão em Leiria desde esta terça-feira. “Conseguiram sair da Ucrânia pela Polónia e estão hospedadas na cidade. Os dois rapazes chegam no dia 10. Depois, quando começar a competição, serão instalados em Fátima com as restantes delegações.”

Esta participação só é possível graças ao apoio da Associação Europeia de Atletismo e à assistência das federações polaca e turca.

“O desporto tem o poder de enviar uma mensagem de esperança e reunir atletas de diferentes origens e culturas. Coloca-os em igualdade de condições, onde a única linguagem é a da competição e do jogo limpo”, disse Dobromir Karamarinov, presidente da Associação Europeia de Atletismo.

Após as sanções impostas às respetivas federações pelo Conselho Europeu de Atletismo motivadas pela invasão à Ucrânia, atletas russos e bielorrussos não poderão competir na Taça da Europa de Lançamentos.

Olena Hamaza (martelo sub-23), Daria Harkusha (disco sub-23), Iryna Klymets (martelo), Alona Shut (martelo), Mykhailo Kokhan (martelo sub-23) e Roman Kokoshko (peso) são os elementos da equipa ucraniana, liderada por Iryna Novozhylova.

Foto: European Athletics

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário