Galardão de Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022 entregue a Leiria

Em nome do Município, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira, recebeu, esta terça-feira, na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a simbólica Bandeira de Ouro que contempla a Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022.

O galardão, entregue pela ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto), distingue Leiria por ter sido considerada aquela que apresentou os melhores programas e o melhor calendário de atividades durante todo o ano na Europa.

A cidade portuguesa concorria com as urbes espanholas de Cartagena e Getafe, as italianas de L’Aquila, Macerata, Sesto San Giovanni e Treviso, a croata de Rijeka e a búlgara de Panagyurishte.

Até final do mês de outubro, data de entrega do dossiê avaliado pela Fundación Deportiva Municipal de Valência, entidade independente escolhida pela ACES Europe para analisar todas as candidaturas, Leiria tinha recebido 300 atividades de cariz popular, competitivo, formativo e de desporto adaptado, mobilizando 217.502 participantes, 358.897 espectadores e 7.924 voluntários.

A programação de Leiria Cidade Europeia do Desporto foi baseada em quatro pilares, um deles o forte apoio do Município ao movimento associativo, o grande parceiro nesta demanda de fazer Leiria um concelho cada vez mais ativo e saudável.

Foram ainda feitas apostas na formação dos quadros do movimento associativo e em novas infraestruturas, bem como na recuperação e melhoria das que já existiam. O desporto foi encarado como uma festa, tentando abranger todos os gostos e todos os tipos de público.

Tratou-se, pois, de uma simbiose entre conhecimento, alta competição e atividade física plural, eclética e inclusiva, que teve como referência maior a realização do primeiro Campeonato do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas, competição que Portugal venceu.

Comentários

  • Luís Figueiredo
    7 Dezembro, 2022 @ at 06:03

    Parabéns pela iniciativa a de levar a nossa cidade a tão esperado galardão a nível europeu e venham mais noutras

Adicione um Comentário